NESPS com Atraso de Reação de Hipersensibilidade a Matriz Dérmica Acelular na Reconstrução da Mama em Pacientes

de Volta para a Reunião Anual

Hipersensibilidade tardia Reação para a Matriz Dérmica Acelular na Reconstrução da Mama em Pacientes
Ingrid Ganske, MD, MPA1, Marguerite Hoyler, BA2, Sharon Fox, MD, PhD3, Donald J. Morris, MD4, Samuel J. Lin, MD4, Sumner A. Slavin, MD4.
1Harvard Combinado Cirurgia Plástica Programa de Residência, Boston, MA, EUA, 2Harvard Medical School, Boston, MA, EUA, 3Beth Israel Deaconess Medical Center Residência em Patologia, Boston, MA, EUA, 4Beth Israel Deaconess Medical Center Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Boston, MA, EUA.

Introdução: a matriz dérmica acelular (ADM) é uma ferramenta valiosa na cirurgia reconstrutiva da mama, em parte porque é considerada uma entidade não reativa e não imunogênica. No entanto, um crescente corpo de Literatura de reconstrução mamária descreveu o eritema local sobre enxertos de ADM que é frequentemente atribuído à celulite, mas não responde amplamente à antibioticoterapia. Esse fenômeno, a “síndrome da mama vermelha”, é pouco compreendido. Levantamos a hipótese de que pode representar uma reação de hipersensibilidade do tipo retardado aos produtos ADM e que os pacientes afetados podem se beneficiar do tratamento com corticosteróides ou medicamentos semelhantes.
métodos: revisamos os registros de quatro pacientes de reconstrução mamária à base de implantes, anteriormente conhecidos pelos autores. Analisamos esses casos no contexto da Bolsa atual sobre a “síndrome da mama vermelha” e a possível antigenicidade dos implantes de malha biológica.Resultados: foram identificados quatro pacientes de reconstrução mamária à base de implante que desenvolveram eritema sobre seus Enxertos alogênicos ou xenogênicos ADM, e cujos sintomas responderam a corticosteroides ou medicamentos imunossupressores. Todos os pacientes foram inicialmente tratados com antibióticos em série em altas doses, mas tinham eritema local que persistia ou se repetia. Dois pacientes apresentaram leucocitose transitória. Em última análise, a suspeita clínica de infecção diminuiu. Uma paciente foi submetida a biópsia por punção da pele eritematosa e foi diagnosticada com reação de hipersensibilidade do tipo retardada; posteriormente, optou pela retirada de sua reconstrução. Dois outros pacientes tiveram apresentações clínicas semelhantes, mas seus sintomas responderam aos corticosteroides orais, de modo que a remoção da malha biológica ou dos implantes não foi indicada. Um desses pacientes teve uma recrudescência de seu eritema oito semanas após o tratamento inicial e respondeu a um segundo curso de corticosteróides. Um quarto paciente tinha eritema de pólo inferior que se resolveu somente após o início da quimioterapia adjuvante. Atualmente, todos os pacientes tiveram remissão completa dos sintomas por pelo menos dois anos.
discussão: esses casos, juntamente com outros dois observados em nossa instituição, sugerem que o eritema localizado após a reconstrução mamária baseada em ADM pode ser uma reação de hipersensibilidade do tipo retardado (DTH) a um componente do enxerto de ADM. Os fabricantes de ADM reconhecem a possibilidade de reações de hipersensibilidade em instruções escritas aos médicos, e a literatura médica descreve vários epítopos em malhas biológicas que podem causar uma resposta imune do hospedeiro. Todos os pacientes apresentaram sintomas consistentes com este diagnóstico, e um paciente recebeu um diagnóstico histológico de uma reação DTH. A melhora transitória ou parcial dos pacientes em antibióticos pode ser atribuída às propriedades anti-inflamatórias de muitos anti-microbianos, mas sua falha em responder totalmente a antibióticos repetidos e variados sugere que a celulite mamária não era a etiologia subjacente. Mais notavelmente, a resolução dos sintomas após o tratamento com corticosteróides e quimioterapia sugere uma etiologia inflamatória, em oposição à infecciosa.
conclusão: Mais pesquisas são necessárias para esclarecer a etiologia e o manejo ideal da “síndrome da mama vermelha”, mas esses casos apresentam evidências convincentes de que alguns pacientes podem ter reações inflamatórias aos enxertos de ADM. Assim, Após descartar cuidadosamente a infecção, os pacientes com eritema sobre um implante de ADM podem se beneficiar de corticosteróides ou outros medicamentos anti-inflamatórios. É importante ressaltar que isso pode permitir o salvamento de um enxerto de ADM ou de uma mama reconstruída inteira.

voltar à reunião anual

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.